Investir no Toledo Esporte Clube proporcionou aos seus patrocinadores um retorno de mídia superior a 12 vezes o valor investido.
Desde agosto do ano passado, quando o time de futebol passou a se chamar Toledo Esporte Clube, o presidente Carlos Alberto Dulaba e membros da diretoria vêm trabalhando na profissionalização das operações do TEC.
Novo escudo, nova camisa, o mascote TECO, maior presença nas mídias sociais e na mídia impressa, cessão dos direitos de uso de imagem para a ATAF Futsal e a reestruturação do programa Sócio Toorcedor são algumas das mudanças executadas ao longo dos últimos 10 meses de trabalho.
O relatório que será apresentado na próxima semana aos patrocinadores do Toledo Esporte Clube apresenta números que até então eram desconhecidos pela própria diretoria: Durante o campeonato paranaense o TEC proporcionou aos seus patrocinadores um retorno de mídia superior a 4,6 milhões de reais. Albert Egon, diretor da M4S Marketing Esportivo explica a obtenção desses números: “Diariamente monitoramos os veículos de comunicação em que o Toledo foi assunto, desde canais de TV, jornais e portais de notícia. Com essas informações mensuramos o tempo de exposição da marca de nossos patrocinadores durante as transmissões dos jogos pela TV e matérias da rotina de treinamento do clube. Quantificamos também o tamanho do espaço das matérias veiculadas nos jornais impressos e websites.”
Os jogos do Toledo ocuparam 310 minutos de programação ao vivo para todo o estado do Paraná, dos quais 98 minutos as marcas de seus patrocinadores foram exibidas em primeiro plano na TV. Em três meses de competição, os telejornais e programas esportivos realizaram 48 matérias sobre o dia a dia do clube e rotina de treinamento dos atletas, totalizando mais de 104 minutos no ar. As rádios da cidade também usaram o TEC como pauta de seus programas por mais de 20 minutos diariamente. Tanto na TV quanto no rádio, o Toledo foi assunto sempre nos horários de melhor audiência: durante o meio dia e no período entre 17h30 e 20h.
Com a obtenção desses valores de retorno de mídia, a diretoria do Toledo Esporte Clube conseguirá planejar suas ações para a temporada 2017/2018 do futebol paranaense: “Nossos patrocinadores sabem quanto investiram e já poderão analisar a viabilidade de continuar conosco. Ainda mais com o respeito, carinho e orgulho que o público e colaboradores dessas empresas conquistaram da comunidade, investindo no time da nossa cidade, isso é algo intangível e difícil de mensurar.” – explicou Albert Egon, responsável pela gestão das ações de marketing do Toledo Esporte Clube.