Quebra da caixa da direção no ínicio do segundo dia de prova tirou as chances de títulos de Marcelo Xupitz e Robson Schuinka no Transparaná 2017.
O primeiro grande evento do Rally Brasileiro em 2017 aconteceu no final de semana passado, em um percurso entre as cidade de Apucarana à Curitiba. E os integrantes do Rally Cascavel Motorsport, Marcelo Xupitz e Robson Schuinka têm bons motivos para saírem satisfeitos com seu desempenho na competição.
Após conquistarem um primeiro, um quarto e um quinto lugar nas três etapas do primeiro dia de competição, Schuinka e Xupitz eram os vice-líderes da categoria Master do Transparaná 2017. Porém no segundo dia de prova, a dupla cascavelense sofreu com a quebra da caixa de direção de seu Mitsubishi Pajero, após atingirem um barranco nas estradas de Telêmaco Borba. O piloto Marcelo Xupitz explicou o ocorrido: “Fomos a primeira dupla a largar no segundo dia de prova e isso não nos dava muito rastro de pneu no chão. Na tentativa de ‘encurtar’ as curvas acabamos atingindo um barranco e na demora por substituir as peças do carro não participamos das três etapas do segundo dia.”
Com o problema da caixa de direção solucionado, Xupitz e Schuinka tiveram um terceiro dia de competição regular, com um décimo sexto, décimo quarto e um oitavo lugar nas três etapas do dia. No último dia de competição, que aconteceu na região metropolitana de Curitiba, a dupla do Rally Cascavel evoluiu mais um pouco seu desempenho com um quarto, décimo terceiro e nono lugar. Na classificação final do Rally Transparaná, Marcelo Xupitz e Robson Schuinka ficaram na 12ª posição na categoria Master.
Mesmo com chances remotas de título, Schuinka comentou a participação no evento: “Estamos felizes com nosso desempenho, foi a primeira vez que eu e o Xupitz competimos juntos numa competição de um nível tão elevado quanto o Transparaná. Ficamos fora de três etapas, o que nos tirou as chances de título. Mas das nove etapas que participamos ficamos entre os Top 10 em seis. Muito bom pra começar o ano.”
A próxima competição em que os integrantes do Rally Cascavel Motorsport devem participar é o Rally Paraná, outra competição de nível estadual com a primeira etapa prevista para o dia 18 de março. A cidade em que acontecerão as provas ainda não foram divulgadas pela organização.